O melhor lado da cuidador de idosos 2022



Neste estudo, Ainda mais recente, Pode vir a-se constatar que, ainda Este momento, há predomínio do mulheres, casadas, utilizando mfoidia do idade acima por 50 anos entre os cuidadores por idosos familiares e não familiares, corroborando outros achados3,4,7,oito,15,16,17. Historicamente, as mulheres assumiram a função de cuidar Destes seus membros familiares Ainda mais necessitados, inicialmente, por tal função ser Aspecto como Muito mais feminina, depois, pelo fato de ainda nãeste estarem inseridas no Nicho do trabalho18,19.

Embora este panorama social tenha sido drasticamente modificado e, Este momento, seja impossível imaginar este Comércio de manejorefregatráfego nenhumas a contribuiçãeste das mulheres, medidas legislativas protetivas às filhas/esposas qual trabalham não foram adotadas da mesma FORMATO de que este foram de modo a as mães trabalhadoras, o qual contribui, e bastante, de modo a a elevação Destes níveis tensionais dos cuidados.

As filhas assumem ESTES cuidados dos pais idosos exatamente qual existam filhos do sexo masculino na família. Estes, várias vezes, se encarregam da ajuda material ou por tarefas externas, como transportar este idoso para outros ambientes (consultas, exames etc.)20.

Essa realidade e as mudanças nos arranjos familiares21 contribuem de modo a a elevação da proporçãeste por cuidadores do sexo masculino (25%). Esse dado é superior aos encontrados por Gonçalves et al.22 (15,7%) e Vilela et al.23 (12,5%), semelhante ao do Fuhrmann et al.3 e inferior aos descobertos por Gonçalves et al.24 (quarenta,2%), Caregiving EUA 50 +25 (40,0%) e Gratãeste et al.4 (33,8%).

Essa mudança é 1 desafio para ESTES profissionais de saúdo, especialmente ESTES enfermeiros, de que devem ampliar seu olhar de modo a o “homem cuidador” e rever seus estereóESPÉCIES associados ao cuidar como uma funçãeste feminina. É necessário e possível encorajá-los a assumir essa tarefa familiar, a exemplo daqueles qual decidiram cuidar de AS SUAS esposas, contrariando corajosamente os valores sociais e culturais e lançando-se à tarefa do cuidar, classificada saiba como eminentemente feminina24.

A presença de cuidadores por meia idade igualmente é 1 desafio, pois sua própria reserva funcional É possibilitado a estar ficando comprometida e impactar, em destemido instante, no melhor desempenho por suas funções, comprometendo a capacidade do cuidado prestado ao idoso Ainda mais dependente. Além disso, Pode vir a negligenciar seu próprio cuidado, acumulando, assim, o risco do desenvolver doenças físicas e emocionais qual venham a comprometer sua saúdo e refletir negativamente nos cuidados prestados5,oito,21.

Estudo desenvolvido com 1.087 cuidadores familiares do vizinhos (≥ 50 anos) revelou que os expressaram este desejo de receptar informações sobre tais como preservar seu ente querido seguro em casa (43%) e A respeito de saiba como gerenciar o próprio estresse (42%)25. Certos estudos17,26,27 apontaram qual os cuidadores carecem do suporte profissional e por um espaço de modo a compartilhar dúvidas e anseios, reforçando a necessidade de implementação do políticas públicas voltadas de modo a a atenção à saúdo do cuidador, tais como ações para instrumentalizar as famílias para a assistência efetiva a seus familiares idosos Ainda mais dependentes.

A maioria dos cuidadores (75%) corresidia usando este idoso, o de que, por 1 lado, É possibilitado a facilitar este desempenho DE atividades assistenciais e, por outro, contribuir com as condições econômicas desfavoráveis das famílias24. Muitos cuidadores estão desempregados e sobrevivem numa situaçãeste de corresidência usando este idoso, vivendo também da renda deste enquanto lhe oferece cuidado1.

As famílias são, ainda Este momento, ESTES principais responsáveis pelo cuidado da pessoa idosa devido às questões culturais e à escassez de serviços por cuidados por longa duração28. Respondem pelo apoio social, funcional, econômico, material e afetivo. Essa assistência toma formas do Facilita nas tarefas domésticas, asseio e outras atividades do vida diária, companhia, apoio afetivo em tempos normais e do crise, transporte e acompanhamento a muitos lugares, cuidados com a medicação e auxílio pelo caso por doença29.

Em 2015, nos Estados Unidos, foi desenvolvido o relatório Caregiving, mostrando de que 6 em cada dez cuidadores por indivíduos (≥ 50 anos) os auxiliam em pelo menos uma ABVD, principalmente a transferência da cama para a cadeira (45%), e colaboram, em mé especialmentePOR DIA, com a execução do quatro por sete AIVD, como transporte (78%), compras (76%) ou tarefas domfoisticas (72%)25.

As funções atribuíDE ao cuidador envolvem este desempenho de atividades práticas da vida diária de que visam auxiliar este idoso fisicamente ou cognitivamente comprometido26. Tais tarefas sãeste, muitas vezes, desenvolvidas sem orientações ou suporte adequados, por envolverem alterações nas rotinas e no dispêndio do tempo pelo cuidado, e podem afetar, de forma significativa, sua própria superioridade de vida.

O ato por cuidar, assim compreendido, Têm a possibilidade de ser um importante fator estressor e, quando associado ao feição crônico da situaçãeste, pode repercutir negativamente nos níveis tensionais dos cuidadores30. Pelo presente estudo, notou-se qual a maioria deles se dedicava este tempo todo ou pelo menos uma vez ao dia. Alguns autores identificaram de que ESTES cuidadores gastam uma quantidade considerável por tempo e esforço para assumir a responsabilidade do cuidar e encontraram qual Ainda mais de metade gasta, em mfoiPOR DIA, quatro a cinco horas/cuidados-POR DIA utilizando o idoso31. As diferentes condições do cuidado encontradas, por nãeste serem as Ainda mais adequadas, podem vir a trazer como consequências o aumento Destes níveis tensionais (sobrecarga).

Dominguez-Sosa et al.32 realizaram 1 estudo utilizando cuidadores de beneficiários do Instituto Mexicano de Seguridade Social e encontraram prevalência do sobrecarga (leve/intensa) do 15%, metade do observado neste estudo (30,4%). Tal diferença É possibilitado a manter-se associada à classificação adotada.

Cuidadores que apresentam maiores níveis tensionais associados ao cuidado diminuem AS SUAS relações sociais, afastando-se por relacionamentos afetivos e profissionais, diminuindo tua rede social e as oportunidades de convívio e lazer7.

Diante do exposto, Pearlin et al.33 propuseram um modelo para explicar o processo do cuidar do natural-manter-se dos cuidadores familiares. Esse modelo compreende quatro domínios explicativos:

antecedentes e contexto do estresse, que incluem características sociais e econômicas do cuidador;

estressores, composto dos primários, diretamente relacionados com a provisão do cuidados, saiba como este estado cognitivo, comportamental, problemas e extensãeste da dependência do destinatário do cuidado; e dos secundários, que surgem dos primários e são do essencia Ainda mais subjetiva, como conflito familiar, e autoestima;

mediadores do estresse: enfrentamento e apoio social são os principais de que podem possibilitar explicar a variabilidade nas respostas aos estressores entre ESTES cuidadores;

fins ou manifestações por estresse: bem-estar físico e mental do cuidador.

Neste estudo, observou-se que os fatores associados à tensão excessiva compreendiam este domínio do estressores (relato por disfunçãeste familiar e prestaçãeste por cuidado contínuo). A adoção de medidas que auxiliem o suporte familiar poderia contribuir usando a permanência do idoso em sua própria lar, evitando, Nesse caso, a institucionalização34.

A associaçãeste da disfuncionalidade familiar e tensão excessiva associada ao cuidado pode ser justificada pela incapacidade de adaptação dos membros da família diante DE necessidades e crises, nãeste mobilizando recursos ou precisamente tua participaçãeste pelo cuidado Destes idosos24,35. A boa funcionalidade familiar, por outro lado, pode cuidador de idosos garantir que os idosos, mesmo dependentes, continuem vivendo na comunidade, juntamente com seus familiares.

ESTES fins encontrados são desafiadores, como colocam em xeque a organização dos serviçESTES formais do apoio e a interaçãeste entre os profissionais, ESTES cuidadores familiares e as intervenções em rede. O impacto da tarefa por cuidar Têm a possibilidade de ser atenuado pela partilha, não só dentro da rede social do suporte existente, porém recorrendo a outras redes por apoio, saiba como grupos por suporte ou psicoeducativos36.

CONCLUSÃEste
Conclui-se qual ESTES cuidadores sãeste, em tua maioria, familiares, do sexo feminino, filhas, moradoras da mesma lar do idoso e responsáveis por cuidado diário. Parcela deles encontrava-se sobrecarregado, este qual está associado à frequência do cuidado e às condições funcionais e cognitivas do idoso.

Diante disso, os profissionais de saúde devem orientar os cuidadores com as demandas de cuidados decorrentes da condição mental e funcional dos idosos para diminuir a sobrecarga a fim de diminuir o peso e o estresse e aumentar a qualidade de vida dos cuidadores e de seus familiares doentes.

Os achados apontam a necessidade de políticas públicas que incluam as necessidades e o suporte aos cuidadores, em especial, os familiares de pessoas idosas, a fim de melhorar a excelência do vida dos cuidadores familiares e a excelência dos cuidados prestados às pessoas idosas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *